Por que é relevante criar um conteúdo segmentado?

Por que é relevante criar um conteúdo segmentado?

Por que é relevante criar conteúdo segmentado?

Para conseguir explicar a vantagem de um conteúdo segmentado vamos citar exemplos simples que vão esclarecer e abrir os horizontes para quem quer se aperfeiçoar e produzir conteúdos relevantes para seu público.

Imagine que é aniversário de um amigo seu e você precisa escolher um presente. Existem diferentes opções genéricas como por exemplo, uma caixa de bombom, um vinho, uma cesta de café da manhã dentre outros, diminuindo a possibilidade de erro.

Qualquer um que você escolher será bem recebido, no entanto pode ser que o aniversariante não de muita atenção pelo fato do presente genérico não chamar tanta a atenção para ele.

Mas no caso ele é seu amigo e você o conhece muito bem e poderia ter escolhido algo que fosse especial para ele, como por exemplo um LP de raro da sua banda preferida, ou um livro com uma dedicatória do autor. Esses presentes sim fariam a diferença para eles, sentindo-se especiais e únicos.

O Marketing de Conteúdo é isso, um conteúdo pensado para pessoas específicas dentro do seu núcleo de amizades, clientes, etc. Sua organização possui diferentes tipos de perfis e um post ou artigo não é interessante para todos. É nessa hora que paramos, pensamos, e começamos a desenvolver conteúdos específicos para cada segmento que queremos nos tornar relevantes.

Agora pense bem, se você está lendo esse post significa que está interessado em iniciar o marketing de conteúdo para seu negócio e está em um estágio de busca por informações básicas. Ao final desse post você já terá uma gama de ideias para criar conteúdos para seus leads. A pessoa que gosta de produtos de beleza normalmente não é a mesma que gosta de ir ao boteco sentar e assistir um jogo de futebol. Sendo assim, temos dois perfis diferentes mas que tem um mesmo interesse em comum, o desenvolvimento de marketing de conteúdo para o seu negócio.

Se você já sabe que ele possui uma escolinha de futebol por exemplo, porque não criar um artigo falando dos 10 gols mais bonitos da história? Ou 5 dicas de maquiagem que vai fazer você se destacar na festa de casamento.

Sim, esses conteúdos serão para públicos totalmente diferentes, mas lembrando que eles possuem algo em comum que é o marketing de conteúdo e se você oferecer algo que ajudem eles no seu negócio, com certeza eles vão ler seu artigo, baixar seu e-book e consequentemente vão começar a ver você como uma referência ou alguém que está disposto e sabe como te ajudar.

Desta forma, além de entender muito mais a sua audiência – e poder oferecer soluções cada vez mais personalizadas para ela – você também gerará Leads muito mais qualificados para a equipe de vendas, pois eles perceberão, por meio do seu conteúdo segmentado, que seu produto ou serviço pode ajudar a solucionar as dores deles. Como consequência, a sua taxa de conversão e sua eficiência em vendas tendem a aumentar.

No próximo post vamos falar sobre como criar um conteúdo segmentado.

Até a próxima

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Gilberto Grego